Modalidades de Curso

Voltar

Geralmente as pessoas associam a imagem do SENAI ao “ensino profissionalizante”, ou seja, aos cursos que preparam pessoas para trabalhar. Não chega a ser uma idéia errada, mas a atuação do SENAI é muito mais ampla.

A marca do SENAI é sua forte ligação com as necessidades da indústria e da sociedade. Em termos educacionais, isso significa a produção de cursos que se preocupam tanto com a colocação do aluno no mercado de trabalho quanto com sua formação como cidadão.

Diversas modalidades preparam pessoas para o mundo do trabalho: a aprendizagem industrial, a habilitação profissional de nível médio e a qualificação profissional são algumas delas. Outras, como o aperfeiçoamento profissional, servem para atualizar ou complementar os conhecimentos que o trabalhador já possui. É diferente da especialização, que aprofunda as competências adquiridas e pode até mesmo transformar-se em uma nova profissão.

Mas o SENAI também atua no nível superior. Oferece cursos de formação de tecnólogo, e também pós-graduação. Além disso, também existem cursos de aperfeiçoamento e especialização em nível superior.

Para conhecer melhor cada uma das modalidades e ver se elas correspondem ao que você deseja e precisa, observe sua descrição no resultado da busca por cursos. Ao lado de cada um, você encontra uma explicação precisa das modalidades nas quais o curso é oferecido.

Como se matricular

Não existe uma fórmula única para todo o Brasil. Os Departamentos Regionais do SENAI possuem autonomia administrativa e cada um adota seu próprio sistema. Para saber como a matrícula funciona no seu estado, procure a unidade mais próxima de você. Os endereços e telefones de cada Departamento Regional estão disponíveis no site.

 

Veja também

 

Senai no Brasil

Encontre um SENAI em seu Estado

Busca de Cursos