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Curso


O curso de Capacitação dos Docentes do SENAI para Comunicação com Alunos Surdos - é um curso a distância especialmente elaborado para os docentes e técnicos do SENAI.

Cabe ressaltar que não se pretende com esse curso a distância substituir a formação básica presencial em Língua de Sinais, mesmo porque temos consciência de que essa formação requer a presença de um professor surdo, inclusive para verificar a correta produção dos sinais pelos participantes.

O curso é dividido em 10 lições e cada uma delas possui exercícios para fixação dos sinais.
O livro traz todos os sinais ilustrados e mostra a estrutura da LIBRAS e as regras gramaticais dessa língua, pois trata-se da Língua Brasileira de Sinais, e não de Português com Sinais. Foram selecionados mais de 450 sinais da Língua Brasileira de Sinais e o vocabulário foi definido a partir de pesquisas dos cursos oferecidos pelo SENAI em todo o Brasil e sugestões dos próprios docentes e funcionários.
O vídeo obedece à mesma estrutura do livro, porém com a vantagem de mostrar a língua de sinais em movimento, nos diálogos contextualizados e no vocabulário de sinais, o qual chamamos de "dicionário visual", elaborado para enriquecer e ampliar seus conhecimentos de LIBRAS.

As Lições do Curso:
  • Lição 1: Alfabeto manual e números (37 sinais)
  • Lição 2: Cumprimentos, pronomes pessoais, verbos (37 sinais)
  • Lição 3: Principais cursos do SENAI, verbos, moedas (29 sinais)
  • Lição 4: Dados pessoais, família,verbos, adjetivos (46 sinais)
  • Lição 5: Localização, dependências do SENAI, transporte, dias, verbos (59 sinais)
  • Lição 6: Cores, vestuário, verbos, vocabulário de costura (82 sinais)
  • Lição 7: Estados, natureza,verbos, adjetivos (44 sinais)
  • Lição 8: Alimentos, meses , verbos, vocabulário de culinária (53 sinais)
  • Lição 9: Saúde, doenças, verbos, segurança no trabalho (36 sinais)
  • Lição 10: Tempo, horas, direitos e deveres trabalhistas (27 sinais)

LIBRAS a Distância
Estratégias para o aprendizado e utilização do material do curso a distância:

  1. Procure exercitar as mãos, braços e dedos antes de iniciar as sinalizações (relaxamento, alongamento e flexibilização). É muito comum pessoas que não têm costume com as Línguas de Sinais apresentarem dor nos braços e enrijecimento nos dedos. Com o treino, a pessoa vai se acostumando a sinalizar.
  2. Treine sempre: é recomendável treinar sempre o alfabeto digitando palavras enquanto se lê jornais ou se assiste à televisão. É bom se exercitar em conjunto com outra pessoa, para verificar se está configurando corretamente os sinais e para treinar a leitura (considerada, por muitos, mais difícil que a sinalização).
  3. Para o estudo de cada lição, recomenda-se:
    1. Assistir ao vídeo com o vocabulário (dicionário visual), voltando a fita sempre que necessário.
    2. Acompanhar com o livro, fazendo os sinais a partir do que é exposto no vídeo.
    3. Repetir cada sinal a quantidade de vezes que for necessário.
    4. Assistir aos diálogos das lições, tentando entender o que se passa.
    5. Fazer os exercícios do livro.
    6. Assistir novamente ao diálogo. Represente-o com outra pessoa (muito importante).
    7. Criar novas frases ou novos diálogos com o vocabulário aprendido.

Conselhos Úteis

  • Estude o material recebido, sempre que possível, com a presença de uma pessoa surda.
  • O estudo em grupo poderá facilitar o aprendizado, bem como o estímulo individual.
  • Para que um sinal seja produzido corretamente, é necessário observar os parâmetros já vistos neste livro: configuração de mão, ponto de articulação, movimento e expressão.
  • Focalize o rosto do usuário da LIBRAS, não as mãos. Como usuário da LIBRAS, você aprenderá a ampliar seu campo visual.
  • Caso não encontre um sinal para uma determinada palavra, lembre-se de que somente a comunidade surda poderá criá-lo.
  • Certifique-se de que haja claridade suficiente no momento da conversa em LIBRAS.
  • Não tenha receio de sinalizar e errar. O erro faz parte do processo de aprendizagem.
  • Pode ser que em sua cidade, devido ao regionalismo, os surdos utilizem alguns sinais diferentes para a mesma palavra. Caso isso ocorra, busque conhecê-los também com o próprio surdo.
  • Nem sempre você encontrará um sinal que signifique exatamente a palavra que deseja empregar. Caso isso ocorra, procure um sinal que mais se aproxime. Ex.: CONFECCIONAR (FAZER - sinal em LIBRAS).
  • Os termos técnicos, possivelmente, não terão sinais específicos que os represente exatamente. Portanto, é recomendável digitá-lo para o surdo e tentar "interpretá-lo", até que ele, entendendo o contexto, crie o sinal correspondente.
  • Informe os surdos sobre o que acontece ao seu redor.
  • Procure dar ao surdo o máximo de informações visuais. Ex.: campainha luminosa para início e término das aulas.
  • Se você quiser chamar a atenção de um surdo, procure tocá-lo no ombro se estiver próximo, ou acene com os braços se estiver distante.
  • O contato com a comunidade surda é fundamental nesse processo de aprendizado da língua, pois, além do grande exercício que se pode fazer, é uma preciosa oportunidade de se conhecer também a cultura dessa comunidade.
  • Sugerimos aos participantes que desejem aprofundar-se no estudo da LIBRAS que entrem em contato com as associações e federações de surdos locais e regionais, cujos contatos poderão ser obtidos na FENEIS - Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos no seguinte endereço eletrônico: feneis@ruralrj.com.br.
  • Exercite sempre, e boa sorte!
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