Ir para conteúdo Principal

Senai Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

fale conosco
Site SENAI Home Prêmio e-Learning Brasil - Vencedor 2006 Prêmio e-Learning Brasil - Referência Nacional 2006 Prêmio e-Learning Brasil - Destaque 2005 Prêmio Camélida da Liberdade - 2011

Estratégias para aprender LIBRAS e conselhos úteis para comunicação com a pessoa surda


LIBRAS a Distância

Estratégias:

  1. Procure exercitar as mãos, braços e dedos antes de iniciar as sinalizações (relaxamento, alongamento e flexibilização). É muito comum pessoas que não têm costume com as Línguas de Sinais apresentarem dor nos braços e enrijecimento nos dedos. Com o treino, a pessoa vai se acostumando a sinalizar.
  2. Treine sempre: é recomendável treinar sempre o alfabeto digitando palavras enquanto se lê jornais ou se assiste à televisão. É bom se exercitar em conjunto com outra pessoa, para verificar se está configurando corretamente os sinais e para treinar a leitura (considerada, por muitos, mais difícil que a sinalização).

Conselhos Úteis

  • Estude o material on-line ou recebido, sempre que possível, com a presença de uma pessoa surda.
  • O estudo em grupo poderá facilitar o aprendizado, bem como o estímulo individual.
  • Para que um sinal seja produzido corretamente, é necessário observar os seguintes parâmetros: configuração de mão, ponto de articulação, movimento e expressão.
  • Focalize o rosto do usuário da LIBRAS, não as mãos. Como usuário da LIBRAS, você aprenderá a ampliar seu campo visual.
  • Caso não encontre um sinal para uma determinada palavra, lembre-se de que somente a comunidade surda poderá criá-lo.
  • Certifique-se de que haja claridade suficiente no momento da conversa em LIBRAS.
  • Não tenha receio de sinalizar e errar. O erro faz parte do processo de aprendizagem.
  • Pode ser que em sua cidade, devido ao regionalismo, os surdos utilizem alguns sinais diferentes para a mesma palavra. Caso isso ocorra, busque conhecê-los também com o próprio surdo.
  • Nem sempre você encontrará um sinal que signifique exatamente a palavra que deseja empregar. Caso isso ocorra, procure um sinal que mais se aproxime. Ex.: CONFECCIONAR (FAZER - sinal em LIBRAS).
  • Os termos técnicos, possivelmente, não terão sinais específicos que os represente exatamente. Portanto, é recomendável digitá-lo para o surdo e tentar "interpretá-lo", até que ele, entendendo o contexto, crie o sinal correspondente.
  • Informe os surdos sobre o que acontece ao seu redor.
  • Procure dar ao surdo o máximo de informações visuais. Ex.: campainha luminosa para início e término das aulas.
  • Se você quiser chamar a atenção de um surdo, procure tocá-lo no ombro se estiver próximo, ou acene com os braços se estiver distante.
  • O contato com a comunidade surda é fundamental nesse processo de aprendizado da língua, pois, além do grande exercício que se pode fazer, é uma preciosa oportunidade de se conhecer também a cultura dessa comunidade.
  • Sugerimos aos participantes que desejem aprofundar-se no estudo da LIBRAS que entrem em contato com as associações e federações de surdos locais e regionais.
  • Exercite sempre, e boa sorte!
Voltar para página anterior Imprimir esta página